sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Como cuidar bem dos seus Livros

          Oi gente, aqui é a Pa, eu sei que todo mundo que ama livros como nós aqui do blog Literary Magic sabe que, se cuidar, seus livros sempre se manterão em bom estado né gente ? Bom,pois é, acontece que na minha cidade, no inverno, não tem casa que não crie mofo ou bolor (sim gente, morar no sul não é fácil, eu sei).
Pensando nisso, hoje eu andei pesquisando e juntei as 11 melhores dicas que eu achei, e vou mostrar para vocês.

1ª O lugar para guardar os livros deve ser bem arejado, para que os livros respirem, e sem contado direto com os raios solares, pois pode desbotar a capa.

2ª Se os seus livros estiverem úmidos, é bom colocarem no sol um pouquinho, (eu sei que isso contradiz a 1ª dica, mas é que não pode ter sol todo dia, um pouco não faz mal, e ainda ajuda muito).

3ª Não encoste os livros na parede ( eu contradigo essa regra, mas é que não tem espaço na minha casa ) pois pode mofar, mas se é o único lugar que você tem, assim como eu, você deve limpar mensalmente ou até duas vezes por mês.

4ª Não use a orelha ou língua da capa para marcar, pois isso danifica, e depois, impede os livros de serem fechados corretamente . Também não use clipes pois oxida o papel, mesmo os de plástico.

5ª Não leia enquanto come ou bebe, pode ficar restos de comida no papel e manchar, além de atrair insetos.

6ª Se seus livros estiverem no quarto e vocês tiverem aquários não mantenha-os perto, e também não os mantenha (mesmo que por pouco tempo) perto de guarda-chuvas e coisas molhadas.

7ª Não limpe a sua estante com produtos de limpeza abrasivos, eles podem penetrar no livro, limpe apenas com um pano úmido e espere secar bem até repor os livros novamente no lugar.

8ª Ao ler os livros ou até manuseá-los para a limpeza, certifique-se de que suas mãos estejam limpas, pois a gordura fica impregnada nas páginas, causando futuras manchas e odores.

9ª  Os livros devem ficar sempre na vertical, pois na horizontal eles acabam deformando a lombada (se colocar na horizontal, no máximo três livros em cima um do outro) e na vertical, tome cuidado para eles não ficarem tortos para um lado ou outro.

10ª  Em dias muito úmidos, evite levar os livros para fora de casa (a não ser que estejam na bolsa) e também não abra as janelas do comodo em que ficam as prateleiras.

11ª Sempre mantenha entre os livros, um espeço para poder retirá-lo melhor da estante e que também o ar circule melhor.


Bom gente, hoje foram só essas dicas mesmo, mas prometo que trarei mais em breve e aí, atualizarei o post. Beijos e feliz ano novo a todos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário